Jogos

Pra quem se questiona o que fazemos, aqui vão alguns jogos com informações que podem te ajudar a aplicar. São jogos voltado para a elevação do corpo, da mente e do espírito.
  • Buldogue
A Tropa é colocada no lado de fora de uma quadra ou área demarcada, deixando um elemento dentro desta quadra como "buldogue". Os elementos saem todos juntos, tentando atravessar a quadra, de um lado ao outro, sem ser pegos. Para que um elemento seja considerado "pego", deve ser levantado do chão pelo "buldogue". Ao ser erguido, se tornará também um buldogue, e também tentará pegar os elementos, a partir da próxima rodada.
  • Círculos Andantes
Cada patrulha tem um sênior que será o "andante". Ele possui dois círculos que podem ser um bambolê ou um cabo com as pontas amarradas formando um círculo.O objetivo do jogo é colocar a bola dentro do circulo. O jogo se desenvolve da seguinte forma. Quando o chefe apita e a bola vai para o alto todos disputam-na (só há uma) e tentam colocá-la no círculo de sua patrulha. O "andante" é o responsável por "plantar" o círculo, ou seja, colocá-lo no chão. Quando o chefe apita o andante deve recolher o círculo e colocá-lo em outro lugar distante do outro. Entre os intervalos das apitadas os "andantes" podem disputar a bola, mas contudo não podem coloca-la no círculo.
  • Queima Barbante

Material: sisal ou barbante, 04 pedras do mesmo tamanho, 01 corda de 5 metros de comprimento. Descrição:A corda de 5 metros será estendida paralelamente ao solo (a uma altura de mais ou menos 1,50 m). Ao longo de sua extensão serão penduradas 04 pedras seguras pelo sisal. Deve haver uma distância razoável entre uma pedra e outra e todas devem estar à mesma distância do solo. Cada patrulha deverá se colocar à frente de uma pedra e receberá 01 caixa de fósforos. Ao apito, um dos elementos procura material para montar uma fogueira. Quando soar outro apito há troca de elementos. Quando a patrulha julgar que tem material suficiente, acende a fogueira e tenta queimar o sisal para derrubar a pedra. Vence a patrulha que derrubar a pedra primeiro.
  • Batalha Escoteira
Descrição: Esse jogo é interessante para acampamentos grandes e com muitos escoteiros, pois toma bastante tempo para ser realizado. Consiste em dividir a tropa em dois exércitos (ou usar todas as patrulhas mesmo) e atribuir várias patentes militares,conforme o número de participantes, soldados, cabos, sargentos (1º, 2º e 3º), tenentes (1º e 2º), capitão, coronel, 1 general, artilheiro, 1 espião, etc,. Cada elemento deve possuir um cartão com sua patente, sendo que cada um pode "capturar" o adversário que possua a patente inferior. O jogo termina quando o espião captura o general do outro exército, ou quando todas os cartões do exército adversário forem conquistados. Somente o Espião pode "capturar" o General, mas perde para todas as demais patentes. Já o General pode "capturar" à todos que encontrar exceto ao espião. Capturar significa dar de cara com alguém, estes devem exigir que mostrem os cartões, dizendo: - Identifique-se! Ambos exibem seus cartões, o posto maior vence e toma o cartão do vencido que estará fora do jogo. . .
                                                              
  • Futebol de Sabão
Comum como o bom futebol só que jogado com um sabonete no lugar da bola, são separados dois time onde cada um tem seu gol, podendo ser balde, panela ou qualquer outro recipiente/ delimitação do gol, o objetivo é claro, passar o sabonete pelo gol do adversário, lembrando que não pode passar o sabonete pra frente, todo e qualquer contato físico é permitido dentro dos padrões escoteiros. Pra quem gosta de colisão, estratégia e agilidade esse é o jogo ideal.
  • Barraca às cegas


O interessante deste jogo é que ele nos proporciona uma noção mesmo que pequena, da dificuldade dos deficientes visuais ao exercer uma ação.A patrulha pega a barraca e vendas (utilizamos o lenço), o monitor é amarrado na árvore pra que não houvesse possibilidade de se locomover e os elementos permanecem vendados tendo como única fonte de guia o tato e a audição (através da voz do monitor) o objetivo é montar a barraca. Esse é um bom jogo pra trabalhar a mente e se colocar no lugar do próximo vivendo uma situação que muitos passam a vida toda.

  • Mesa Super-Lego
Nesse jogo cada patrulha ou grupo de pessoas monta uma mesa a maneira escoteira, sendo ela resistente e tendo como objetivo sustentar todos da patrulha. Cada mesa é posicionada na direção das patrulhas, a chefia passa em código morse ou sem semáfora alguma tarefa que devemos executar, ou algum objeto que devemos, buscar. A patrulha que primeiro realizar a tarefa ganha o direito de apontar outra patrulha pra que essa retire um jogador de campo e o envie até a mesa, quando todos da patrulha já estiverem na mesa outras pessoas continuarão a subir. Esse é um bom jogo pois além de envolver técnica, incentiva pra que se monte uma mesa capacitada em um tempo reduzido.

 Em breve Novos Jogos!!!